quinta-feira, 12 de março de 2009

Igreja Renascer monta ringue de vale-tudo em Templo

Apu Gomes - 7.mar.09/Folha Imagem


Dois, três, quatro rounds e, com o perdedor estirado na lona, o pastor Mazola encerra a primeira série de lutas e anuncia o início do culto.

É 1h da madrugada de sábado e o templo da Igreja Renascer em Cristo em Alphaville, na Grande São Paulo, abriga seu primeiro campeonato de vale-tudo, esporte de combate que mescla modalidades como boxe e caratê. "Queremos atrair mais jovens", conta o bispo Leandro Miglioli, 33, de jeans e camiseta polo.

Sem álcool e cigarro, mas com a pancadaria tradicional do esporte, o festival reuniu frequentadores de academias da região para se enfrentarem no ringue colado ao altar.

O público (bermuda, chinelo, tatuagem) vibrava.
O locutor do embate ficava no palco onde os pastores fazem as pregações. Na pausa para louvor no mesmo local, o pastor Mazola (cabeça raspada e camiseta regata de lutador) contou que já foi usuário de drogas e convocou os presentes a se converterem.

"Cerca de 60 jovens entregaram a vida para Jesus", diz Miglioli, que cadastrou nomes e telefones dos convertidos.

Culto encerrado, a luta continua -até depois das 3h30, cinco horas após começar. Satisfeita, a igreja fará outro campeonato neste ano.

"Um ringue ao lado do altar é inusitado, mas não extraordinário entre evangélicos", diz a antropóloga Clara Mafra, pesquisadora da religião. "Nos anos 1940, eles introduziram no Brasil guitarras em cultos. Nos anos 1950, a Assembleia de Deus fez concursos de miss entre as irmãs e não deu certo. A junção de sagrado e mundano causa estranheza, que pode ser ruim ou ter apelo como bom marketing religioso."

Jiu-jitsu

Duas vezes por semana, o mesmo templo da Renascer fica aberto para treinos de jiu-jitsu. "Quem vem aprende esporte e larga os vícios do mundão", diz Emerson Silva, 27, que se diz cético sobre as polêmicas envolvendo a igreja (prisão dos líderes por sonegação e críticas pela queda do teto de um templo que deixou nove mortos).

As lutas acontecem no fundo da igreja, após os cultos. "O primeiro foco é Deus, mas o esporte ajuda os jovens", diz Filipe Farias, 18, frequentador também da igreja Bola de Neve, que adota sintonia com esporte --no caso, uma prancha de surfe sobre o púlpito.




É lícito fazer esse tipo de evento em uma igreja? Ou abusam do que diz em I Coríntios 9:22 "Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." Comente!

4 comentários:

  1. Penso eu que nós que somos crentes devemos viver em novidade de vida.
    Deixando para trás as coisas velhas do mundo e vivendo exclusivamente para Aquele que é Santo e que pede de nós a santidade e coloca ela como um dos critérios para que se possa ver o SENHOR.

    Hoje as pessoas criam eventos como esse com a desculpa de atrair pessoas para dentro da igreja, usando como base esse versículo citado do Apóstolo Paulo de I Cor. 9.22.

    Fazem isso quando já não possuem mais a graça de Deus em suas vidas e transformam a Casa de Deus em covis de ladrões e salteadores, profanam o Templo do Senhor....

    Naquele dia eles dirão: Senhor em teu nome fizemos shows, em teu nome organizamos lutas, eu teu nome criamos até trio-elétrico para pular carnaval com o objetivo de atrair as pessoas....

    E Deus lhes dirá: - Afastai-vos de mim, pois não vos conheço!

    -----------------------------------

    Esse é meu recado, posso linká-los ao meu blog? o endereço é www.muquinfo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Ver manifestar O Seu Poder"... Se o culto não está fervendo em fé, se os milagres não estão se multiplicando, começam a aparecer as idéias irrealistas. É o nome da igreja em qual propósito...

    _ Onde você vai, fulano...
    _ Na igreja!
    _ Que horas vai ser o culto...
    _ Não, não, vou só lutar...
    _ Mas que idéia é essa...
    _ Ah, foi o pastor quem chamou!

    Quando O SENHOR JESUS expulsou os mercadores dos domínios da igreja, não estava tendo nenhum culto naquela hora!

    A igreja não deve ser focada em quantidade. É pra pregar, mas se a criatura não quiser ir não é para armar uma tenda de circo no quintal.
    Se o quintal faz parte da igreja então não é para armar jogatina de bingo, carteado, nem tocar comércio ali. Mas só se fizer parte da igreja. Se for do vizinho o terreno é outra situação!
    E porquê não alugam um salão em outro lugar...

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs. dou risada para nao chorar.no quero ser sarcástico.o apelo está grande. só falar em Jesus não é suficiente. tem-se que sentir Jesus, provar de seu sentimento. se o líder não motivar o povo a buscar comunhão... o povo será elvado a lugar nenhum. e sinceramente nao tem como ter comunhao com homens suados trocando tapas. misercórdia Deus !

    ResponderExcluir
  4. na minha opinião está errado , pois mesmo que isso atraia uma multidão , desde quando sair dando soco em alguém é coisa de Deus ? mesmo que seja um esporte . Existem várias outras formas de ATRAIR jovens , mas não utilizando de lutas *O*

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...