sexta-feira, 20 de março de 2009

Precisamos de uma Emissora Evangélica?

O “sim” é uma resposta óbvia. É claro que precisamos de emissoras evangélicas, com programação evangelística e para o próprio público cristão. Agora, a pergunta correta não é sobre a precisão, mas sim sobre a prioridade em termos em nosso poder os meios de comunicação, cujo preço de operação é elevadíssimo. Quando olhamos para as reais prioridades, veremos que uma programação evangélica na TV não deveria estar no alto da lista.

Por que emissoras evangélicas não deveriam ser prioridades?

1. O alto custo das operações para atingir uma pequena parcela de não-convertidos.
Ora, todos sabem que 90% ou mais dos telespectadores desses programas já são evangélicos. Ainda sim, essas emissoras têm uma audiência muito baixa. Portanto, pense um pouco; os cinco milhões gastos todos os meses por algumas igrejas na TV, alcançam mais evangélicos do os não-convertidos. Sem demagogia nenhuma, esses milhões alcançariam mais pessoas se fossem investidos em capacitação de missionários transculturais.

2. O personalismo típico dos programas evangélicos
Como raríssimas exceções, os programas evangélicos são personalistas. Ora, eles dependem exclusivamente de figuras carismáticas e que impõe a imagem do líder exaustivamente, mesmo que o programa ou a emissora sejam denominacionais. Os pastores se comportam como um “Silvo Santos”, pois parte do tempo de suas emissoras são apresentados por eles mesmos ou por suas famílias.

3. O descrédito perante a sociedade brasileira
Os meus contatos na família, trabalho e faculdade; vejo como a programação evangélica na TV não tem credibilidade. As pessoas associam todos esses programas como forma de extorsão e manipulação das massas em torno de pastores inescrupulosos. Ora, enquanto essa imagem não melhorar, do que adianta investir milhões de modo tão sacrificial?

Conclusão

Não estou dizendo com isso, que as igrejas não possam investir na televisão. Olhando para a realidade brasileira, essa não deveria ser uma prioridade. Algumas denominações fazem o possível e impossível para manter uma emissora, mas ao mesmo tempo não evangelizam, sobram em personalismos e tornam seus programas um “ShopTime Gospel”.


Post-Scriptum:

a) Recomendo a leitura do texto do pastor Altair Germano, nesse endereço: http://www.altairgermano.com/2009/03/programacao-evangelica-x-programacao.html
b) Outra recomendação que faço é que assistam o programa “Verdade e Vida”, que é exibido todos os sábados das 8h15 as 8h45 na Rede TV em Rede Nacional. Esse é um dos pouquíssimos programas que cumprem uma agenda evangelística e que pode ser recomendado com segurança


4 comentários:

  1. Seria ótimo se tivéssemos uma TV direcionada ao público evangélico em um canal aberto.
    Mas se pensarmos bem, a Igreja muitas vezes acaba se separando do mundo, quando na verdade temos de transformá-lo. Do que adianta ter um canal evangélico se, como foi dito, 90% do público será evangélicos?
    Acho que nós temos que nos preocupar em ganhar vidas para Cristo. Não devemos nos preocupar em nos separar mais do mundo, mais sim nos aproximar, para que a nossa luz resplandeça nas trevas. Como poderia a luz resplandecer sobre as trevas sem que estejamos lá? Lógico que não devemos ser coniventes com o mundo, mas devemos alcança-lo, e para isso temos de nos aproximar, logicamente, com cautela.
    Acredito que programações evangélicas, sérias de verdade, devam passar em canais abertos, que já possuam uma audiência considerável, assim poderíamos alcançar mais pessoas. Mas do contrário, dificilmente um não crente veria um canal 100% evangélico.
    Concordo quando foi dito que o dinheiro que seria usado para a criação de um canal, seria muito melhor empregado para capacitação de missionários!

    ResponderExcluir
  2. precisamos muito de emissoras como a rit mas tambem temos em goiania e futuramente em goias e assim por diante o canal da igreja fonte da vida q e de ótima qualidade!!!

    ResponderExcluir
  3. A pergunta é: Uma TV evangélica 24h é somente para evangélicos?

    - Ela vai ter ibope?

    - Para pescar tenho que lançar a rede em um mar de peixes, não em um aquário é claro.

    - Não me diga que TV evangélica 24h da ibope. O ibope da Rede Gospel é menor do que 1%, da Rede Vida( católica ) é menor que 2%.

    A pergunta é: Quem vai assistir, somente nós? Que almas esta tv ganha se não tem ibope.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Axo que podemos olhar pra igreja Mundial ou até mesmo Universal e entap perceberemos que os valores deles investidos na tv tem muito retorno em vidas, o canal recor da Universal para eles tem muito valor, mais nao teria o mesmo efeito se fosse 100% evangelico, nao sou da Universal mais acredito muito que nos temos ai um bom exemplo de que é possivel fazermos a diferença se abrirmos a visão para como podemos alcançar nosso objetivo de ganhar almas, a biblia diz que se vc quer ganhar um tolo se finja de tolo, acredito que os fins justificam os meios.

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...