sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Já não se fazem mais pastores como antigamente

"Pastorear é ter sede pela convivência; é cultivar relacionamentos; é interessar-se por saber como está cada ovelha".

Depois de 30 anos de ministério trabalhando em igrejas locais e numa grande denominação brasileira, mais 32 anos no exercício do magistério teológico, tenho refletido sobre o que dizem membros e líderes de muitas igrejas a respeito da atuação pastoral. E fico cada vez mais perplexo com o que presencio. Hoje, muitas ovelhas procuram ficar distantes de seu pastor por acreditarem que, ao se aproximarem do ministro, vão ouvir algum sermão ou receber uma tarefa.

Aí, concluem que pastor só serve para dar bronca ou se aproveitar de mão de obra útil e barata disponível nas igrejas – e ainda pagam a conta no fim do mês, dando o seu dízimo.Outras ovelhas demonstram estar cansadas de ver o narcisismo de seu pastor que, sempre cheio de si, faz elogiosas menções ao seu próprio nome sem qualquer vermelhidão na face. Mas há ainda casos em que o pastor, em vez de pastorear, cuidar do rebanho, acaba como que um verdadeiro gerente da congregação.

Ele agenda eventos, determina prioridades e supervisiona todas as atividades do rebanho, como um verdadeiro executivo dos púlpitos. O controle é tão grande, e muitas vezes exercido com mão de ferro, que o que chamam “obra de Deus” passa a ser mais importante que o próprio Deus. Para estes, o cristianismo deixou de ser vida, para ser apenas trabalho maçante.É possível também observar que muitos acabam agindo como despachantes do Senhor.

Há pastores e líderes que acreditam piamente que apenas a sua oração é que tem acesso livre e desimpedido a Deus. Assim, tendem a transformar suas ovelhas em servos do ministério, em vez de levá-las a depender de Deus. E o que dizer dos pastores “showmen”, que tranformam o culto em espetáculo? Para estes, minúcias como a data de aniversário ou o problema familiar de um determinado fiel passam em brancas nuvens.

Só se lembram da ovelha quando a vêem no culto.Todavia, ser pastor é muito, muito mais do que isso. Pastorear é ter sede pela convivência; é cultivar relacionamentos; é interessar-se por saber como está cada ovelha – quais são seus dilemas, suas ansiedades, suas angústias e até mesmo suas falhas, para poder ajudá-la no aperfeiçoamento de vida. Ser pastor é acordar de madrugada para orar pelos membros da congregação, por suas famílias. Ser pastor é depender de Deus para conseguir levar a sobrecarga do ministério, é partilhar suas atividades com um grupo de discipuladores.

É, já não se fazem pastores como antigamente...

5 comentários:

  1. Este post é um verdadeiro complememento do anterior, do retrato das frias rotinas eclesiásticas. Muitos pastores atualmente querem inchar o rebanho e não cuidar dele, querem o foco para si, e não para Jesus, tentam deixar de lado as ovelhas problemáticas, e também aqueles que estão seguindo de perto os desvios que esses líderes cometem. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. boa noite aqui de Portugal

    De facto nos últimos tempos tem se sentido um esfriar mas temos de ser fortes e lutar contar a corrente não podemos fazer como Pedro que em meio as ondas olhou apenas para o problema temos de olhar para Jesus e apenas lhe dar a mão que o mais ele fará

    Paz de Deus

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isto aconteçe de fato, pois sirvo a Deus num ministério no qual nossa igreja, a 1ª a ser fundada é presidida por nosso pastor Presidente que até então era uma benção, cuidava das ovelhas, se preocupava com aqueles que faltavam aos cultos, uma maravilha. O tempo foi passando , Deus atravéz dele me consagrou a baterista do ministerio de louvor, obreiro e tesoureiro para a honra e Glória do Senhor, não para a minha glória ou honra alguma pessoal, pois Deus nos usa por sua misericórdia.Aí vejam só, depois de 1 ano, como haviam ovelhas que eram de outro município, nós do ministério de louvor íamos em tal cidade todas as quartas feiras fazer um culto no lar de lá, e assim se foi por meses todas as quartas feiras com poder de Deus mesmo ,até que fora resolvido entre as ovelhas daquela cidade em alugar um espaço e então criar a 2ª congregação, glória a Deus.
    do Ceará

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Ceará continua.. (parte 2 ) Por amor a obra , nós do ministério de louvor, íamos as carreiras assim que chegavamos do trabalho a noite e até as vezes sem tomar banho , pois nao dava tempo para tal, pois os cultos iniciavam as 19 hs e a distancia era de uns 40 km, mas faziamos a obra mesmo assim por amor a Deus e aos que necessitados de consolo e amor do Pai sem quizermos reconhecimento algum do homem.
    Resumindo a história, cresceu a soberba e a exaltação do ego de nosso Pastor de tamanho tanto, ainda mais após conseguir uma programação na rádio, que o mesmo, já não era mais o mesmo, ou seja, nós de dentro não sentimos mais a unção do Espírito Santo com ele, se sentiu importante ao olhos das ovelhas, tamanho tanto que transferiu a denominnação de Sede da nossa primeira igreja, para atualmente esta segunda congregação, e a nossa praticamente fora abanndonada deixando para continuarmos a fazermos a obra do Pai do modo de nossos corações ( mas como se dissesse assim: toma que agora o filho é de vocês, pois a minha congregação é aquela lá agora, se virem ) .

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Ceará parte final.......
    Isso me revoltou tamanha grandeza que fiquei irado sim, com uma repulsa enorme tamanho tanto que quiz entregar a toalha, sair da igreja, não dos caminhos de Deus , mas sair debaixo de sua autoridade eclesiástica, nem no banco não queria ficar e sim de largar essa obra, ir para outra nem que fosse para sentar no banco.
    Mas foi depois que me abri para o Senhor morrendo de chorar de tamanha tristeza e revolta de tudo isso que aconteceu, que Deus me fez lembrar do que seria daquelas ovelhas que iam nos cultos buscar consolo de Deus, o que seria daqueles doentes de alma que se alegravam na presença do Espírito Santo na hora dos louvores e das pregações, e foi ai que decidi ficar e enfrentar esse inimigo, pois creio que o Deus que sirvo não vai deixar acontecer o que eu temo, ou seja chegar o ponto de não Deus nos tirar de nossas funções, mas sim do próprio Pastor vendo a nossa resistência por amor a obra de não abrirmos para satanás, que mesmo ele usado pelo diabo , baterá de frente com o nosso amor pela obra de Deus.Aí si ele nos tirar de nossas posições desta nossa igreja ( ministério ) sentiremos que fizémos até onde permitiu , e então seguiremos nos caminhos do Senhor fazendo sua obra em outro lugar, que só Deus saberá.

    Pastores, em tudo o que é mais sagrado e em Nome de jesus dou um alerta para vocês: PELO AMOR DE DEUS, NÃO SE EXALTEM, NÃO SE INXEM , NÃO SEJAM METIDOS A BESTAS SÓ POR ESTAREM NUM MEIO DE COMUNICAÇÃO, SEJAM SEMPRE INTEGROS, HONESTOS E FAÇAM A OBRA DE DEUS COM AMOR, SÓ COM AMOR.
    JESUS CRISTO EM TERRA TINHA TODO O PODER NAS MÃOS MAS COMPARTILHOU O AMOR AO PRÓXIMO, DIVIDIU SUA SABEDORIA, SUA INTEGRIDADE, SUA HONESTIDADE, SUA PREOCUPAÇÃO COM OS MAIS FRACOS E OPRIMIDOS PELA SOCIEDADE DA ÉPOCA, SE ESPELHEM NELE E EM DEUS.

    me desculpem por essas palavras, mas é meu desabafo !!!! Marcelo de uma cidade do Ceará

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...