segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Tempo de Deus

Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente ás nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge, a partir daí, uma tensão, entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia e de impotência total.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões. A primeira, Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, sendo sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa que ninguém precise apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar origina uma forma de aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com ELE.

Uma terceira reflexão que deparamos no espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro. O tempo sempre nos traz á luz aquilo que não conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre nossa visão. Consequentemente, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz á esperança. Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar esperança e paciência. Logo, por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente?

A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã salutar.

A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes. A vida é pedagogia pura. Ela é um aprendizado forjado nas lições do cotidiano.

Deixemos pois, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões, sempre ao pôr do sol. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo. Porque, então apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida:

"NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELO AMANHÃ; BASTA CADA DIA O SEU PRÓPRIO MAL".

Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver.

Autor: Pr. Estevam Fernandes, via Sabedoria do Alto

5 comentários:

  1. Bom Dia! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"! Acesse: http://pbangelo.blogspot.com ..... LEMBRANDO: Não se torne um(a) seguidor(a) do meu blog simplesmente por seguir, mas só faça se realmente se identificar com o conteúdo do mesmo. Entretanto, será um prazer ter você seguindo meu blog, porém, lembre da recomendação anteriormente citada. Deus te abençoe! Visite: http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo teu Blog, que Deus continue te abençoando! Dá uma olhada no meu: ebd-jardimpaulistaalto2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, meu nome e Bruno, eu estava observando um post sobre mensagens subliminares, na música da Ivete Sangalo.
    Bom, eu respeito sua religião.
    Mas eu penso que e um ABSURDO oque vocês postaram sobre a música 'poeira'.
    Teria alguma relação sobre ela ser católica? Quer dizer que , só porque uma musica não e um louvor gospel , quer dizer que ela possui mensagem subliminares satânicas?

    Grato pela atenção

    PS: Não estou criticando, é apenas uma observação sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que vejo este blog e é muito bom que Deus te abençoe e faça este blog crescer mais e mais por favor se puder de uma olhada no meu http://escrituta-sagrada.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  5. Tempo de Deus é o conflito humano, sou evangélico e a cada dia peço paa Deus me ajudar a entender o que é o tempo de Deus.

    Muito bom o artigo, Parabéns.

    Eduardo
    http://www.domgospel.com.br

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...