segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Leituras para 2013



A seguir uma excelente lista de livros recomendados para leitura nesse ano novo, elaborado por Gutierres Siqueira do Blog Teologia Pentecostal. Vale a pena conferir:

Cristianismo e Liberalismo (Shedd Publicações). O teólogo John Gresham Machen escreveu esse livro no início do Século XX, mas ele continua atual. O liberalismo teológico não é um movimento criativo, mas cíclico, portanto, a crítica é antiga e nova ao mesmo tempo.  

Deus, a Liberdade e o Mal (Edições Vida Nova). Essa é a primeira obra em português do filósofo protestante Alvin Plantinga. É um livro sobre teodiceia, mas com o toque especial de quem acredita no livre-arbítrio (risos!).

O Problema do Mal no Antigo Testamento: O caso de Habacuque (Editora Hagnos). O autor Luiz Sayão faz um grande e breve passeio pelas principais ideias sobre a teodiceia. Além disso, é um comentário técnico sobre Habacuque.

Faça Alguma Coisa (Editora Mundo Cristão). Leia esse livro do jovem teólogo Kevin DeYoung. Se você é evangélico certamente passou pelo conflito “vontade de Deus” em algum momento de sua vida. É um livro gostoso de ler, pois é sempre possível se identificar com os conflitos relatados por DeYoung. É, também, um pequeno tratado contra o determinismo.

Apagando o Inferno (Editora Mundo Cristão). Se você achou que os insights de Rob Bell foi o máximo da teologia, isso na defesa do universalismo em sua obra “O Amor Vence” (Sextante), então você precisa ler esse livro de Francis Chan, onde cada ponto é desconstruído com muita base.

Léxico Grego do Novo Testamento (CPAD). O léxico de Edward Robinson tem um diferencial em relação a muitos léxicos do mercado, pois é claramente mais detalhista nos verbetes. Escrito ainda no Século XIX a obra traz uma auxílio importante para o estudo do Novo Testamento. 

Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos (CPAD)
. O livro de Ralph Gower foi relançado pela editora assembleiana em uma nova edição. Com um tamanho maior é mais fácil apresentar seu conteúdo em aulas de Escola Dominical. É um belo resumão dos costumes presentes nos tempos bíblicos. 


Dicionário Teológico do Novo Testamento (Edições Vida Nova e Edições Loyola).
O dicionário editado pelo teólogo Daniel Reid traz estudos sobre a teologia do Novo Testamento.  Não é um dicionário com muitos verbetes, mas apresenta a vantagem de ter um aprofundamento maior em cada assunto citado.


Uma Força Medonha (Edições Martins Fontes). Da trilogia cósmica de C. S. Lewis esse livro é uma espécie de 1984 de George Orwell. Portanto, nada melhor.

Temor e Tremor (Editora Saraiva). O clássico do existencialismo cristão de Soren Kierkegaard foi relançado em uma edição completa e de bolso pela Editora Saraiva. O livro, como vocês sabem, não é fruto propriamente de uma teologia bíblica, mas sim de uma reflexão filosófica, ou seja, é mais filosofia do que comentário bíblico. Certamente é um dos mais importantes livros da teologia contemporânea em uma edição mais acessível.

O Jesus dos Evangelhos. Mito ou Realidade? (Edições Vida Nova).O debate entre William Lane Craig e John Dominic Crossan é uma conversa de nível elevadíssimo sobre a figura do Jesus Histórico e o Jesus dos Evangelhos. Craig representa a ala conservadora e Crossan a ala mais liberal. Um aspecto que Craig levanta, por exemplo, sobre a ressurreição de Jesus era que o fato que tal ideia não cabia na crença judaica e, portanto, dificilmente poderia ser fruto da evolução mística do judaísmo como muitos liberais alegam.

Apologética Contemporânea (Edições Vida Nova). 
Uma das principais obras de William Lane Craig foi relançada para a defesa racional da fé cristã. Já adianto que não é um livro básico. O debate, como é natural em Craig, parte para aspectos mais técnicos e até para disciplinas das ciências exatas.

Cristo e Cultura: Uma Releitura (Edições VidaNova). O teólogo D. A. Carson certamente é um dos meus prediletos. O que impressiona em Carson é a sua erudição e capacidade crítica. Mas antes de ler esse livro é necessário voltar para o “Cristo e Cultura” de H. Richard Niebuhr (Editora Paz e Terra). O livro de Carson não é apenas uma releitura, mas também trata sobre aspectos contemporâneos, como a relação Igreja e Estado.

O Deus Presente (Editora Fiel).
Esse, certamente, é um dos livros mais básicos do D. A. Carson. Se você nunca leu nada de teologia sistemática comece por esse livro.


A Cruz do Rei (Edições Vida Nova). Se possível, leia tudo de Timothy Keller. O pastor Keller é erudito sem a “síndrome do bacharelismo”. Além disso, sempre trata de assuntos que realmente estão em sintonia com as preocupações contemporâneas. Outro fato marcante em sua obra é a advertência contra a moralização da salvação, e ele volta a esse assunto no referido livro.

Chesterton: Autobiografia (Editora Ecclesiae). Apesar do latente antiprotestantismo de Chesterton e dos editores, a obra é importante como apologética cristã. Além, é claro, divertida. É quase impossível não rir lendo Chesterton.

A Infância de Jesus (Editora Planeta). O último livro da ótima trilogia  “Jesus de Nazaré” escrita pelo teólogo católico Joseph Ratzinger.


O Racismo: A Cruz e o Cristão (Edições Vida Nova). Esse livro é como um testemunho pessoal de John Piper com o racismo. É claro que a experiência de segregação norte-americana não se compara com o racismo “cordial” no Brasil, mas a obra também fala sobre a diversidade ética e sobre a nossa dificuldade para lidar com diferenças.

Vincent: Estudo no Vocabulário Grego do Novo Testamento (CPAD).
O texto de Marvin R. Vincent é um comentário exegético e um estudo léxico-gramatical. Outro importante auxílio para estudos mais aprofundados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...