domingo, 25 de novembro de 2007

Seu Compromisso na Igreja vai Bem?


Havia quatro colaboradores que se chamavam: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém e um importante trabalho a ser feito. Todo Mundo acreditava que Alguém iria executá-lo. Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém ficou aborrecido porque entendia que a sua execução era responsabilidade de Todo Mundo. Este por sua vez pensou que Qualquer Um poderia executá-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo não o faria.

Bem, o final da estória é conhecido: Todo Mundo culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito!
Esta é uma ilustração antiga que retrata muito bem o que muitas vezes acontece em nossa igreja, todos criticam ou sugerem o que deve ser feito, mas ninguém quer fazer. Outrora, os crentes eram pessoas conhecidas por sua dedicação, mais atentas ao que deveria ser feito, mas nos últimos dias temos notado a dificuldade em todas as esferas.

Tal problema abrange todos os níveis hierárquicos, dos pastores até o congregado mais recente, abarcando desde pequenas ajudas em serviços nos templos até o evangelismo pessoal. Tomando este último como exemplo, pergunte agora mesmo como se deve evangelizar, e surgirão mil teorias a respeito. Agora peça às pessoas para colocar as teorias na prática, e pouco ou nenhum resultado haverá. Não porque sejam más idéias, mas por que não haverá que as execute. No máximo, se começa muito bem e se desiste tão logo surja a menor dificuldade.
Deus não quer que sejamos assim.

Devemos ouvir o que diz o apóstolo Paulo, em sua dura recomendação aos Coríntios: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (I Co 9:16). Portanto, não abra mão do seu compromisso na igreja por nada neste mundo.
Por outro lado, alguns benefícios que a vida moderna oferece podem servir de obstáculo no seu trabalho para Deus.

Alguns argumentam que no domingo à tarde querem passear, assistir a um filme locado, querem ir ao shopping ou simplesmente namorar. Isto tudo é possível, desde que não haja exageros. Faça o seguinte: reserve um dos domingos para estas atividades, e nos demais priorize os trabalhos da igreja! Sobrarão ao menos três oportunidades de fazer algo para Deus. Na pior das hipóteses ocupe dois domingos, não seguidos.

Lembre sempre que você não vai agradar ao dirigente da mocidade, da evangelização ou de qualquer outro órgão, muito menos ao pastor, mas a Deus.
Por fim, não permita que outras pessoas atrapalhem seu compromisso com o trabalho do Senhor Jesus. Sempre que alguém lhe convidar para outra atividade, no momento que você já programou para ir à igreja, recuse o convite.

Tente reverter este convite com um novo para juntar-se a você na tarefa a ser feita na igreja, e seja mais forte de que aquela pessoa trazendo-a para cá.
Para que você sinta o drama, bem perto da minha casa há um terreiro de candomblé. Você ficaria abobalhado com as exigências dos espíritos malignos, cumpridas à risca pelos seguidores. Eles suam batendo nos tambores desde a manhã até altas horas da noite, gritando e cantando hinos aos espíritos, ficam roucos. Vestem-se sempre de branco às sextas.

Gastam o pouco dinheiro que possuem comprando as oferendas. Muitas vezes se ferem e se mutilam. Com a única intenção de agradar ao príncipe das trevas. Um fato constatado, por Jesus, em Lucas 6:8, quando afirmou: ...porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. Nós, muitas vezes, não temos coragem de sequer ocupar um pouco de nosso tempo com a leitura da Palavra de Deus?!
Quando você não vem, Ninguém faz o que Alguém deveria ter feito, ou o que Todo Mundo atribui a Qualquer Um!

3 comentários:

  1. Este é o lugar onde os tolos caem. No dia do julgamento, certamente serão questionados quanto a suas obras, e dirão que estiveram na igreja, e se engajaram na casa de Deus, e o Senhor dirá “... tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.”
    Servir a Deus não é estar dentro de uma igreja, é uma condição diária e constante. Como os apóstolos caminhavam sobre toda a terra e pregavam, realizando milagres e sinais nas ruas, diante dos olhos de todos, crentes ou não.
    Se aproxima o tempo do Espírito, quando ouviremos profecias nas ruas, e se realizarão milagres, e muitos terão visões, e ouvirão a palavra do Senhor e se converterão de seus caminhos.
    Esta é a verdadeira obra de Deus, a que preferimos negar por vergonha, ou comodidade.

    ResponderExcluir
  2. Estamos em um tempo que tudo tem se tornado mais importante q ser fiel ao Senhor,que ter compromisso com Jesus...as pessoas se esquecem que chegará um tempo que não mais adiantará dizer :eu vou,eu faço,pode contar comigo,eu garanto.....
    o momento de adorar a Deus é agora..de ter compromisso com a obra do Senhor...povoooooooooooooo....acordem....compromisso........
    Deus é fiel.......
    faça o melhor de Deus,e receba o melhor de Deus.....

    ResponderExcluir
  3. SIM PREOCUPAMOS SOMENTE COM NOSSAS VIDAS ENQUANTO MUITOS MORREM POR NÃO CONHECER ESSE EVANGELHO DA SALVAÇÃO.
    OS NOSSOS PROJETOS SÃO IMPORTANTE ENQUANTO OS DE DEUS FICA PARA LÁ.
    OBREIROS QUE SÓ QUEREM APARECER E NÃO TEM A CAPACIDADE DE LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS COMO FEZ JESUS.

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...